O SIGE Cloud conta com uma rotina automática de backup, que realiza uma cópia de segurança dos dados diariamente. Mas além disso, o usuário também poderá fazer backup de seus dados, que estão no sistema.
Neste artigo abordaremos:
- Como fazer Backup dos dados?
- 9 dicas para um Backup seguro.
Como fazer Backup dos dados?
Para realizar este backup, acesse o menu lateral Configurações, submenu Backup.
Neste momento, apresentaremos 9 dicas, para que o seu backup seja feito de modo seguro.
9 dicas para um Backup seguro
Agora, leia atentamente as dicas abaixo antes de fazer a sua cópia de segurança.
1- Distribua suas cópias:
Não guarde suas cópias em um único local. Para isso, utilize serviços de armazenamento em nuvem, por exemplo: Google Drive, Dropbox, iCloud e etc. Talvez você queira guarda seu arquivo na casa de uma pessoa da sua confiança ou em outra filial de sua empresa, enfim, o backup deve ser justamente uma segurança e não uma dor de cabeça ainda maior;
2- Proteja seus backups com senha:
Quando for inevitável guardar cópias de arquivos importantes em notebooks, PDAs, Pen Drives, CDs, HDs externos ou qualquer outro dispositivo semelhante, proteja-os com senhas ou com ferramentas de criptografia. Assim, você dificulta o acesso às suas informações sigilosas em caso de roubo ou perda do equipamento;
3- Guarde seus arquivos corretamente:
Não confie em disquetes para guardar seus backups. Esses dispositivos são obsoletos, extremamente frágeis e contam com baixa capacidade de armazenamento. Da mesma forma, evite guardar seus backups em pen drives ou computadores compartilhados por outras pessoas. Destine um dispositivo específico para isso.
4- Cuidado ao contratar serviços de terceiros:
Ao contratar serviços de empresas especializadas em backup, procure referências que atestam a qualidade de seus serviços e observe se a companhia garante confidencialidade e disponibilidade;
5- Cuidado com a política de privacidade:
Ao utilizar serviços de armazenamento de arquivos na internet, verifique a política de privacidade, disponibilidade e segurança do site. Não utilize serviços desconhecidos ou com poucas referências na internet;
6- Adquira ferramentas de qualidade:
Ao adquirir ferramentas de backup, prefira as que possuam meios de validar às cópias. Essa é uma forma de evitar, por exemplo, que cópias alteradas, danificadas ou geradas de forma incorreta sejam colocadas à disposição de pessoas não autorizadas;
7- Seja organizado:
Se você faz muitos backups, organize-os por data ou categoria. Assim, ficará mais fácil acessar uma determinada cópia mais facilmente quando for necessário;
8- Fique Tranquilo:
O Sistema mantém backups automáticos de todos os seus dados diariamente, sendo possível recuperar quaisquer dados dos últimos 7 dias;
9- Restaurar Dados:
A restauração de um backup nada mais é do que a substituição do conteúdo atual pelo que está salvo no último backup realizado. Caso, perca os dados importantes por qualquer motivo, poderá restaurá-los. Para restaurar os seus dados, envie uma solicitação para o seguinte e-mail: suporte@sigeatende.com.br.
Após a leitura das informações e clique no Botão Realizar Backup.
Aguarde um instante enquanto o sistema finaliza a sua solicitação. Logo, será gerado um arquivo com os seus dados de usabilidade do sistema.
Acesse o arquivo no rodapé da sua página e clique no ícone de seta, para selecionar uma das opções.
A cópia das informações será baixada para o seu computador em uma pasta no formato Zip.
Zip: é um formato de arquivo amplamente utilizado para compactar um ou mais arquivos juntos em um único local, reduzindo o tamanho geral e facilitando o transporte dos arquivos. Arquivos zip funcionam de modo muito similar a uma pasta padrão em seu computador.
Fique atento:
1- Os cadastros dos usuários não estão inclusos no backup;
2 - Você também poderá optar por receber a cópia das informações em seu e-mail de usuário do sistema.
Li o artigo e não entendi nada, como peço ajuda?
Dentro do sistema SIGE Cloud, no canto inferior direito da sua tela. Clique em Fale Conosco, depois em Novo Chat. Informe o motivo do seu contato, sobre qual recurso tem dúvida e o assunto. O sistema disponibilizará o número do seu Protocolo e prontamente um dos nossos agentes atenderá a sua solicitação.