Dentre os documentos fiscais que as empresas precisam emitir está a Nota Fiscal de Serviço. Se acaso um de seus clientes requerer este recurso, você deverá fazer uma solicitação à nossa equipe para que seja possível emitir a NFS-e.
Primeiramente, é fundamental que a licença do cliente seja uma Licença de Contratação, pois licenças de experiência não estão aptas para homologação de NFS-e. Por isso, fique sempre atento aos cadastros e às suas solicitações, já que qualquer equívoco nas informações gera atrasos e transtornos que podem afetar a sua relação com seus clientes.
Para realizar essa solicitação é necessário marcar na licença do cliente a emissão de NFS-e. Assim, acesse o seu painel de parceiro do Venda ERP, menu lateral Licenças, submenu Cadastros Licenças.
Na seguinte tela, insira o e-mail do cliente e o sistema irá puxar a licença vigente. Nesse momento, verifique se é uma licença de contratação.
Clique no ícone de lápis para editar, selecione qual a empresa que emitirá NFS-e e salve as informações.
Após isso, ainda em seu painel, acesse o menu lateral Licenças, submenu Solicitações NFS-e.
No campo E-mail Cliente, insira o e-mail do cliente que necessita emitir a NFS-e, clique em aplicar filtros e o sistema retornará com a referida licença.
Na sequência, clique no ícone de lápis para edição e o painel abrirá uma nova guia com os dados da solicitação. Veja que na seção Dados da Solicitação todas as informações são carregadas automaticamente, a partir dos dados informados no cadastro da licença.
A seguir, há um grande campo para inserir quaisquer observações que você julgue necessárias para incluir na solicitação.
Na seção Documentos da Empresa, clique sobre o texto: Formulário de Homologação de NFS-e.
Ao clicar nesses termos, o download do formulário ocorrerá automaticamente. Envie o documento para que seu cliente faça o correto preenchimento.
Atenção! Caso o cliente não possua todas as informações pré-requisitadas, a integração do módulo emissor com a prefeitura não poderá ser realizada. Portanto, revise o documento antes de reenviar à nossa equipe.
Uma vez que o seu cliente lhe devolva o formulário e tenha sido verificado o preenchimento de todos os campos, crie um arquivo (.zip) contendo todos os documentos necessários. E estando em seu painel, na tela de solicitação de NFS-e, clique em Escolher arquivo para importar ao painel o arquivo zipado. Selecione o documento em seu computador e clique em abrir.
Com o arquivo carregado, clique em Enviar para Homologação. Nesse momento, o sistema abrirá a seguinte mensagem:
Clique em OK. Após isso, tem início o prazo para sua homologação, o qual irá variar de acordo com o município.
Acessando este link, é possível verificar todos os municípios homologados. Os que possuem um balão amarelo ou uma estrela (capitais) estão homologadas. Nesse caso, o prazo para homologação da sua solicitação é de 30 dias. Se acaso o município para o qual o seu cliente deseja emitir NFS-e não esteja homologado, o prazo passa a ser de até 90 dias.
Atenção! Se a licença para a qual está sendo feita a homologação ainda não tiver gerado repasse, o valor da homologação será cobrado junto com o repasse. Caso já tenha passado o prazo de geração do repasse, será gerado um novo boleto proporcional aos dias que faltam para vencer a licença. Por isso, esteja atento à forma de pagamento da licença (se é mensal ou anual).
Vale ressaltar que dentro do Sistema o Cadastro da Empresa deve estar com todas as informações preenchidas, principalmente as fiscais, como CNPJ e CNAE registrado na prefeitura. Somente assim, a homologação será realizada. Caso a documentação seja reprovada por algum motivo, você (parceiro) receberá um e-mail (no mesmo e-mail que ele acessa o painel), informando o motivo da reprovação.
Além disso, é possível consultar pelo Painel o Status da solicitação, acessando o menu Licenças, submenu Solicitações de NFS-e.
Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre esse processo, entre em contato com a nossa equipe de suporte.