Não é novidade que por diferentes motivos, um cliente pode desejar devolver uma mercadoria adquirida. E no SIGE Cloud você não só pode aceitar essa devolução, como também pode gerar um vale crédito.
Nesse caso o caminho é bem simples, basta acessar o menu lateral Vendas, submenu Operações PDV.
Nessa etapa clique em Devolução de Mercadoria:
E se abrirá uma tela onde você deve informar o Código da Venda ou a numeração da NFC-e emitida. Também será possível informar a quantidade de produtos que está sendo devolvida.
A seguir, exclua a Forma de Pagamento que está informada na venda:
E selecione a forma de pagamento Vale Crédito. Feito isso, clique em Salvar.
Após esse processo, você poderá verificar que no cadastro dessa pessoa, na aba de Vale Crédito estará informado o valor de crédito que ela tem em sua loja, bem como a validade para uso desse vale.
Acessando os lançamentos financeiros para essa venda, você verá que estão um como receita (com o valor total de venda), e outro está como despesa (valor do vale crédito).
Quando o cliente retornar à sua loja para realizar uma nova compra, utilizando o vale crédito, você irá acessar o PDV, informar as mercadorias e o nome do cliente.
Na aba Forma de Pagamento selecione a opção Vale Crédito.
Desse modo, se abrirá em sua tela o vale crédito que essa pessoa possui e você poderá selecioná-lo para finalizar essa venda.
É importante lembrar que a compra não precisa ser necessariamente do mesmo valor que o vale. Nesse caso, por exemplo, o vale é de R$24,00. Mas compra que este cliente está realizando é de um valor maior (R$27,80). A diferença poderá ser paga da maneira que o cliente preferir.
O mesmo ocorre quando a compra é em valor menor que o vale. Nesse caso, o vale é utilizado para quitar a compra e a diferença continua como vale crédito vinculado ao cadastro desse cliente.
Uma vez finalizada a venda, você poderá verificar que será gerado um novo lançamento financeiro de receita no valor da venda e no cadastro da pessoa o valor de vale crédito será descontado.
Viu como é simples? Então, utilize mais esse recurso na sua empresa. E lembre-se: se tiver qualquer dúvida, entre em contato com a nossa equipe de suporte!