Universidade SIGE Cloud - Clique aqui, faça o seu cadastro rapidinho e aprenda online gratuitamente!

Lote e Validade de produtos

Através do sistema, você também pode controlar produtos que tenham Lote e Validade. Para que este controle seja possível, dentro do cadastro do produto esta configurações deve ser realizada.
Na seção Estoque, haverá o check box Produto Controlado por Lote que deverá ser marcado.

Depois de cadastro o produto com esta configuração, todas as operações de entrada ou saída de produtos no estoque realizadas no sistema solicitarão qual o lote e validade que deve ser modificado. Acompanhe algumas destas movimentações abaixo:

Movimentações manuais

Quando você realiza movimentações manuais no estoque, seja de entrada ou de saída, terá os campos de Lote e Validade disponíveis para preenchimento. O sistema salvará estes dados para controlar o restante das informações.

Esta regra é válida somente para as movimentações manuais realizadas diretamente dentro do sistema. Movimentações realizadas através de planilhas Excel não considerarão Lote nem Validade.

Notas de Entrada - Compras

Ao cadastrar a nota de entrada recebida de seu fornecedor, você também poderá informar qual o lote e a validade dos produtos que estão entrando no estoque.
Para isso, na aba Produtos/Serviços, você adiciona o produto configurado anteriormente como produto controlado por lote. Neste exemplo, utilizaremos o Arroz Branco.

Depois de adicionar o produto, clique no ícone Expandir antes do produto. Então os dois últimos campos disponíveis referem-se as informações de Lote e Validade. Lembre-se que o produto só entrará no estoque quando a nota de entrada for aprovada.

Pedidos e Orçamentos - Vendas

Depois que o produto já estiver no estoque, com a respectiva informação de lote e validade, ele poderá ser vendido. Para isso, deverá ser criada uma venda (pedido ou orçamento) e o produto configurado como produto controlado por validade deve ser adicionado a venda.
No momento que você clicar no ícone verde Adicionar Produto, o sistema automaticamente abrirá outra caixa suspensa com uma listagem de todos os lotes e validades que já entraram no estoque e suas respectivas quantidades. Na primeira coluna, você deve clicar no lote que você deseja adicionar.

Caso nao queira adicionar o lote neste momento, você pode clicar em Fechar.
Para adicionar o lote mais tarde, clique no ícone Expandir antes do nome do produto.

Então haverá os campos de Lote e Validade, e entre eles haverá um ícone em forma de lupa. Clicando neste ícone, abrirá a mesma caixa anterior, com a listagem de lotes, para que você selecione qual lote irá movimentar. Lembre-se que o produto saíra do estoque apenas quando a venda for faturada.

Comentários

Powered by Zendesk