Plano de Contas

O Plano de Contas é um o conjunto de contas criado para atender às necessidades de registro dos fatos administrativos, de forma a possibilitar a construção dos principais relatórios financeiros.

No SIGE Cloud, o plano de contas será utilizado no financeiro para diferenciar as receitas das despesas. Ele pode ser acessado através do caminho:

Menu Cadastro Base – Submenu Plano de Contas

 

O sistema já traz um plano de contas pré-cadastrado, que você poderá editar ou excluir conforme desejado. Também pode ser criada uma nova conta no ícone Novo ao canto da tela.

Depois preencha os seguintes campos:
Código Hierárquico: informe a hierarquia da nova conta para que a mesma seja vinculada ao plano de contas principal.
Nome: defina o nome para a nova conta do plano. Será esta informação que você utilizará para buscar o cadastro em outras telas do sistema.
Código Natureza: selecione o código da natureza que melhor se aplica a conta que esta sendo criada.
Tipo de conta: selecione se é a nova conta é analítica ou sintética. A conta sintética será a soma de diversas contas analíticas.
É despesa?: marque esta opção se a conta for uma despesa . Se esta opção for marcada o sistema entenderá que é uma saída de valor no fluxo de caixa. Se não for marcado o sistema entenderá que é uma receita, ou seja, uma entrada de valor no fluxo de caixa.
Grupo de Conta/DRE: informe a qual grupo de DRE será vinculado à nova conta do plano.
Depois de preencher todas as informações clique em Salvar, e você será novamente direcionado a tela de listagem do plano de contas. 

Comentários

Powered by Zendesk