Grupos Tributários

Uma definição básica do cadastro de Grupo Tributário é que ele agrupa as diferentes CFOP (Código Fiscal de Operações e Prestações), e diferencia grupos com alíquotas diferentes de ICMS.

No SIGE Cloud este cadastro é utilizado para vincular os seus produtos e suas configurações fiscais. Assim, quando você adicionar um determinado produto a uma venda ou nota fiscal, é através do grupo tributário que o sistema buscará as informações de PIS, COFINS e ICMS preenchidas nas Operações Fiscais.

O cadastro dos grupos tributários deve ser realizado acessando:

Menu Fiscal – Submenu Grupos Tributários

O SIGE já terá cadastrado o grupo de acordo com o enquadramento fiscal informado no curso inicial do sistema. Você pode editar este grupo ou então criar um novo.

Na tela de cadastro, você deverá informar dois campos:


Nome do Grupo Tributário: informe um nome para que você identifique este grupo tributário.
Informações Complementares: este campo é de texto livre, onde você pode adicionar uma mensagem padrão que aparecerá em todas as notas fiscais emitidas a partir deste grupo tributário.
Depois de preencher os dois campos, clique em Salvar no canto superior.

Você pode adicionar quantos grupos tributários forem necessários para um melhor controle de suas informações fiscais.

Como informado anteriormente, o grupo tributário é a união entre seus produtos e as operações fiscais. Portanto é importante que além de realizar este cadastro corretamente, você também preencha esta informação na aba fiscal de cada produto e no cadastro das operações fiscais.

Comentários

Powered by Zendesk