Universidade SIGE Cloud - Clique aqui, faça o seu cadastro rapidinho e aprenda online gratuitamente!

Ordens de produção

As ordens de produção são utilizadas para controlar a produção industrial, além de controlar o estoque das matérias primas e dos produtos acabados. Para criar uma nova ordem de produção acesse:

Menu PCP – Submenu Nova OP

Para cadastrar uma nova ordem de produção deverão ser preenchidos os seguintes campos da aba Dados:

Empresa: selecione a sua empresa responsável por produzir o item.
Depósito: informe em qual depósito da empresa será movimentado as matérias primas e os produtos acabados.
Código do Pedido: caso a ordem de produção seja originada a partir de uma venda, informe o código da venda neste campo. Você também poderá gerar a OP diretamente da venda, então este campo já virá preenchido.
Quantidade (meta): informe a quantidade do produto a ser produzida nesta ordem de produção.
Localizar Produto: neste campo você adicionará o produto acabado que será produzido. Busque o produto pelo nome ou código, e depois clique em Adicionar Item. Será possível adicionar somente um produto em cada OP.
Situação: a situação sempre será preenchida automaticamente conforme o andamento da ordem de produção dentro do sistema.
Responsável pela Produção: selecione o usuário do sistema que é responsável pela execução da ordem de produção.
Responsável pela Qualidade: informe o usuário do sistema que é responsável pela verificação de qualidade do produto produzido.
Previsão de Início: selecione a data prevista para o início da produção do item.
Previsão Término: informe a data de previsão de término da produção.
Lote: informe o lote do produto que será produzido, se houver.
Validade: caso o item produzido seja controlado por data de validade, informe-a nesse campo.
Observações: neste campo de texto livre, você poderá digitar observações sobre a produção do item se necessário.

Na aba Histórico você incluirá todas as informações relevantes sobre a produção do item. Inicialmente você deve clicar no botão verde Adicionar, e depois preencher o status do histórico e uma breve descrição para o mesmo. Você pode adicionar todos os históricos conforme necessário para esta ordem de produção.

A aba Composição mostra todas as matérias primas utilizada na produção do produto acabado adicionado a OP. Nas colunas apresentadas nesta aba você pode verificar se terá quantidade suficiente de cada matéria prima para a produção desejada, entre outros dados.

Depois de preenchidos todos os campos necessários para a OP, clique no ícone verde Salvar localizado ao canto da tela.

Depois de salvar a OP, você será direcionado a tela de listagem de ordens de produção. Nela você também pode editar alguma OP ou realizar a impressão de algum documento. Esta tela também pode ser acessada pelo caminho:

Menu PCP – Submenu Ordens de Produção

 

Depois que a OP for salva, ela pode ser editada para acompanhar a produção do item. Ao canto da tela você terá um botão em azul que indicará a próxima ação a ser executada, e que deverá ser selecionado quando a tarefa for concluída. Estas ações seguem a seguinte ordem:

Iniciada: informa que a produção do item já foi iniciada.
Avaliação Concluída: esta etapa informa que o responsável já fez a avaliação dos itens e os mesmos encontram-se no padrão de qualidade exigido pela empresa.
Finalizar: indica que a produção do item foi finalizada. É nesta etapa que os produtos são movimentados no estoque, ou seja, as matérias primas saem do estoque e o produto acabado entra no estoque.

Comentários

Powered by Zendesk