Consultando notas fiscais emitidas

Após emitida a nota fiscal, você deverá consultar seus status, baixar os Danfes e XMLs, ou até mesmo fazer carta de correções ou cancelamentos. Estas ações podem ser realizadas acessando:

Menu Financeiro – Submenu NF-e Emitidas

Consultando o Status da Nota

Após emitida a nota, a primeira ação que deve ser executada é a consulta do status. Por isso, na listagem de notas fiscais, clique na nota desejada com o botão direito do mouse. Depois selecione a primeira ação que é Consulta Status da NFe.
Sempre será esta opção que informará se a nota foi autorizada pela Secretária da Fazenda, ou se foi identificado algum erro. A mensagem que você visualizará ao clicar nesta opção sempre será gerada pela SEFAZ, não pelo sistema.
Se for apresentada a mensagem de Autorizado o Uso, a nota esta correta e pode ser impresso.
Caso apresente Erros ou Inválida, a SEFAZ também informará qual é o erro. Então você deve editar a nota (dois cliques sobre a nota) e modificar o erro informado pela SEFAZ. Consulte os erros mais comuns em notas fiscais.

Mais Ações


Além de consultar o Status da NFe, com o botão direito do mouse você também pode realizar outras ações. Estas mesmas ações podem ser realizadas clicando no botão branco Mais Ações, ao canto da tela. As ações disponíveis são:
Duplicar NF: esta opção cria outra nota idêntica a nota selecionada, para que você edite e gere uma nova nota sem precisar preencher todas as informações novamente.
Baixar XML: irá realizar o download do arquivo XML da nota fiscal para o seu computador.
Baixar XML em lote: esta opção deverá ser utilizada quando você deseja baixar o XML de mais de uma nota simultaneamente. Você pode utilizar esta ação quando precisar baixar todos os arquivos XML do mês para enviar ao contador.
Baixar DANFE: irá realizar o download para o seu computador, do arquivo PDF para impressão da nota.
Baixar DANFE em lote: esta opção deverá ser utilizada quando você deseja baixar o DANFE de mais de uma nota simultaneamente. Você pode utilizar esta ação quando precisar baixar todos os arquivos para enviar ao contador, por exemplo.
Enviar XML ao Drive: esta opção permite que você envie diretamente a sua pasta do Google Drive sincronizada ao sistema, o arquivo XML da nota fiscal.
Enviar NF por E-mail: selecionando esta ação, um e-mail com o XML e o DANFE serão reenviados ao seu cliente ou fornecedor. Lembrando que o sistema já realiza o envio automático destas informações por e-mail quando a nota for autorizada.
Cancelar NF: esta opção deve ser selecionada quando, por algum motivo, você precise cancelar a nota fiscal. O prazo para cancelamento é de 24hs após a emissão da nota.
Carta Correção: a ultima opção deve ser selecionada quando você precisa emitir uma CC-e para corrigir alguma informação da nota fiscal.

Comentários

Powered by Zendesk