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Cadastrando novas pessoas

Os clientes, fornecedores, técnicos, colaboradores, transportadores, vendedores e representadas serão cadastrados na opção de pessoas. O cadastro de pessoas será utilizado em outros cadastros do sistema, como por exemplo, vendas, compras, fluxo de caixa, prestação de serviço, entre outros. Para acessar este módulo acesse:

Menu Cadastro Base - Submenu Pessoas

Neste submenu você pode cadastrar uma nova pessoa, editar uma pessoa já cadastrada ou realizar a exclusão de algum cadastro.

 

 Para que você tenha um maior controle e conhecimento do seu cliente é importante que você preencha todos os campos e abas corretamente. Veja abaixo um pouco mais sobre cada aba e as informações constantes nelas. Lembre-se que somente os campos em vermelho são obrigatórios. Os campos destacados em azul são de preenchimento opcional.

 

 

Após clicar ter seguido os passos acima você terá alguns campos para preencher:

Nome Fantasia: informe o nome fantasia da pessoa que você está cadastrando;

Tipo de pessoa: selecione se a pessoa é uma pessoa física ou uma empresa;

Razão Social: neste campo você informa a razão social, que é o nome de registro da pessoa jurídica. Este campo não estará disponível para pessoa física;

CNPJ: neste campo você colocará o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, é um número único que identifica uma pessoa jurídica e outros tipos de arranjo jurídico sem personalidade jurídica. Se a pessoa for física, aparecerá o campo CPF para preenchimento;

E-mail Geral: informe o e-mail da pessoa que está sendo cadastrado, se ela possuir;

Telefones: Neste campo você informa, se houver, algum telefone para contato com a pessoa, sendo que este campo pode conter no máximo 11 dígitos e não pode conter letras.

 

Seção dados (Opcional)

 

Grupo: Neste campo você colocará o grupo que a pessoa pertence, alguns grupos vem cadastrado no sistema mas caso você desejar poderá criar um novo facilmente escrevendo o nome e clicar em Criar Novo no submenu que aparecerá na tela;

Prospect: selecione a opção Sim caso seja um cliente no futuro e ainda não efetuou nenhuma compra. Se o cliente já efetuou você colocará Não;

Inscrição Estadual: neste campo você informa o número que representa o registro formal no cadastro do ICMS da empresa que esta sendo cadastrada. Se for uma pessoa física, este campo será substituído pelo RG – Registro Geral de pessoa física;

Inscrição Municipal: este campo será preenchido com o número de identificação do contribuinte no Cadastro Tributário Municipal presente no alvará da pessoa. Este campo não existirá para pessoas físicas;

Data de Nascimento/Fundação: selecione no calendário ou digite a data que a empresa que esta sendo cadastrada foi fundada ou a data que a pessoa nasceu;

Data de Cadastro: este campo é preenchido automaticamente com a data em que o cadastro esta sendo efetuado;

Celular: informe, se houver, algum número de celular disponível para contratar a pessoa que você está cadastrando, sendo que este campo pode conter no máximo 11 dígitos e não pode conter letras;

E-mail Setor Faturamento: nesse campo você informará o e-mail do setor de faturamento da pessoa que você está cadastrando;

E-mail Setor Comercial: nesse campo você informará o e-mail do setor Comercial da pessoa que você está cadastrando.

 

Seção Papéis:

  

Na seção papéis você definirá quantos e quais papéis dentro da sua empresa, essa nova pessoa terá. Caso for um cliente ainda abrirá um campo para você colocar qual é o vendedor padrão, se necessário.

 

Seção Endereço:

  

Logradouro: nesse campo você informa qual a rua que a pessoa cadastrada reside, ou a rua em que a empresa está situada;

Número: nesse campo você informa o número da casa da pessoa, ou então o da empresa;

Complemento: Se houver algum complemento para que as pessoas achem o local mais facilmente você poderá informar nesse campo;

Bairro: Você colocará aqui o bairro em que está a empresa;

CEP: Informe o CEP (código de endereçamento postal) de onde o seu cliente reside. Ao preencher este campo, os demais dados serão preenchidos automaticamente. Você alterará as informações apenas se for necessário; 

Cidade: cidade que o seu cliente reside ou esta localizada a empresa;

Código Cidade (IBGE): código IBGE da cidade onde seu cliente reside. Este código terá 8 dígitos, composto somente de números;

UF: Unidade Federativa da pessoa, composto por uma sigla de dois dígitos;

Código UF (IBGE): Código da UF junto ao IBGE, sendo que este código terá 2 dígitos, que serão somente números;

País e Código País (BACEN|Brasil - 1058): esse campo já vira preenchido não necessita alteração nestes campos caso o seu cliente não estiver no exterior; 

Link de Localização no Mapa: Para preencher esse campo você irá no Google Maps digitará o nome da cidade que está seu cliente, irá copiar o link gerado e colar no campo do SIGE.

Utilizar como Entereço Padrão?: Se você deixar marcada esta opção o endereço de entrega e o de cobrança serão os mesmos do endereço padrão. 

 

Seção Fotografia ou Marca:

 

Nesta seção você, caso houver, colocará a fotografia ou a marca do cliente que você está cadastrando, basta clicar em escolher arquivo e procurar pela foto dentro de seu computador.

 

Seção Dados Financeiros:

 

Limite de Crédito: neste campo você poderá estipular algum limite de crédito para o seu cliente, caso não houver limite deixe o campo zerado. Este limite será considerado por mês de compra;

Crédito Utilizado R$(Até o momento): Esse campo informará para você qual foi o valor gasto pelo cliente até o momento. O cálculo é feito automaticamente pelo sistema;

Periodicidade Venda/Compra(dias): nesse campo você colocará qual o intervalo de tempo que o cliente compra na empresa. Ele é usado para calcular o crédito utilizado até o momento;

Valor Mínimo de Compra: se houver um valor mínimo para que o cliente realize uma compra, você irá informá-lo neste campo. Caso não haja um valor deixe 0;

Tabela de Preço Padrão: selecione qual tabela de preço padrão será utilizada para as compras efetuadas pelo cliente.

 

Seção Contas Bancárias:

 

Número: informe o número da conta bancária do seu cliente;

Agência: preencha o número da agência bancária do seu cliente;

Banco: informe qual o banco utilizado pelo seu cliente.

Depois clique me Adicionar Conta.

 

Seções


Endereço de Entrega: 
Onde você entregará os produtos que foram comprados em nome do seu cliente. O preenchimento desta seção é semelhante à seção Endereço descrita acima.

 

Endereço de Cobrança: Onde você entregará a cobrança, ou seja, o valor dos produtos que foram comprados em nome do cliente. O preenchimento desta seção é semelhante à seção Endereço descrita anteriormente.

 

Estas seções só estarão disponíveis caso você não deixe marcada a opção "Utilizar como Endereço Padrão? na parte de Endereço.

  

Seção Observações/Dados Gerais:

  

Site: nesse campo você informará, se houver, o site do seu cliente;

Ramo: selecione o ramo em que a empresa atua;

Faixa de Funcionários: selecione neste campo quantos funcionários o seu cliente possui.

 

Depois de preencher todos os campos clique em Salvar, no canto superior.

 

Você será direcionado então a tela de listagem de pessoas, onde poderá editar ou excluir este e todos os outros cadastrados.

 

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